Editorial – Graças ao SUS

Por Portal Opinião Pública 28/09/2023 - 12:35 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Algumas semanas após as polêmicas que surgiram nas redes, referentes ao transplante de coração feito pelo apresentador Fausto Silva via SUS (Sistema Único de Saúde), mais um episódio envolvendo transplante de órgão ganhou os noticiários nacionais. Um homem chamado Ricardo Medeiros de Oliveira, de 48 anos, recebeu um novo rim depois de ser levado de helicóptero até a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, onde passou pelo procedimento. Detalhe: Ricardo fazia uma trilha, na Serra dos Órgãos, na Região Serrana do Rio de Janeiro, quando ficou sabendo do surgimento de um doador compatível e por isso precisou ser levado às pressas para fazer a cirurgia.

A história, que teve um final bastante feliz, é mais uma mostra da importância do SUS para os brasileiros, já que ele é a única garantia que muitos possuem para ter acesso a tratamentos gratuitos, ainda que o sistema possua problemas estruturais e que não funcione perfeitamente. Diferente de outros países, onde qualquer tipo de emergência médica é cobrada, o que faz com que as pessoas pensem duas vezes antes de entrar em um pronto-socorro, aqui qualquer um pode ter acesso aos cuidados de saúde.

E no caso dos transplantes, vemos como a administração do SUS nesta área funciona para todos, seja para salvar a vida de um rico apresentador de TV, seja para dar uma condição de vida melhor para um anônimo. Não há privilégios e sim uma análise de quem possui um quadro mais grave e se há compatibilidade quando há um órgão disponível.

O SUS precisa ser melhorado, sem sombra de dúvidas, para que a saúde da população também melhore. Por isso, o que todos precisam fazer é defendê-lo e cobrar que os investimentos de fato cheguem ao sistema. Assim, todos ganham.